Como tirar mancha de ferrugem – receitinha caseira

Se tem uma coisa que me deu um trabalhão aqui em casa quando terminou a obra foi uma mancha de ferrugem que ficou no porcelanato do banheiro da Maria Eduarda. Acho que o pintor deixou a lata de água rás por lá e quando eu fui ver já estava manchado. Isso sem contar suportes de vasinhos de plantas, na escada que às vezes esquecemos em algum lugar ou até naquele preguinho que ficou um tempão jogado no corredor. É mancha de ferrugem na certa! Imagino que bastante gente passe por isso… Isso sem contar quando a gente esbarra em alguma coisa e essas manchas vão direto para aquela roupa branquinha.

Hoje eu trouxe um segredinho para tirar essas manchas inconvenientes. Todo mundo percebeu que eu adoro uma receitinha caseira. Acho bem mais fácil, prático e econômico poder limpar com o que já temos normalmente em casa, sem ter que comprar zilhões de produtos específicos para isso.  Quem nunca ficou perdido no supermercado querendo descobrir para o que aquele produto na prateleira serve?

Então, se joga na receitinha caseira e anota aí:

mancha de ferrugem

  • 3 colheres de sopa de vinagre (usar o branco)
  • 3 colheres de sopa de limão
  • 1 colher de detergente incolor (pode ser qualquer marca)

Despeje a mistura sobre a mancha e deixe agir. Se for no piso, é só deixar de um dia para o outro. Depois, é só dar uma esfregadinha com uma buchinha e pronto! É isso: bem fácil mesmo. Se a mancha de ferrugem for mais antiga, é preciso de mais tempo em contato com a mistura para que desapareça. Antes de esfregar com a bucha, eu sempre jogo um pouco de água morna.

 

Share Button

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.

Categorias: DIY; faça você mesmo

17 respostas para Como tirar mancha de ferrugem – receitinha caseira

  1. Karen Gewehr diz:

    Obrigado! Dica valiosa! Resolveu meu problema!!! Parabéns por compartilhares dicas simples mas de grande utilidade! São boas ações!!!Beijos.

  2. Valeria diz:

    É bom mesmo,deu certo,obrigada pela dica.Deus te abençoe!Abçs

  3. Cristina diz:

    Funciona mesmo! Li a receita e me atraquei no piso de porcelanato que tinha manchado com um varal de chao de metal. Já tinha testado vários outros produtos, inclusivo próprios para tirar ferrugem e não havia obtido resultado. Valeu mesmo!! Obrigada pela dica!!
    Agora minha saga é tirar manchas dos vasos sanitários feitas com rodo de alumínio e também excessos de rejunte epoxi que ficaram no chao do banheiro, vou tentar essa mesma receita milagrosa!! Se tiver outra dica nesse sentido, me avise! Obrigadíssima!!

  4. Karina diz:

    Tenho porcelanato polido em um tom bege bem claro, essa mistura de limão, vinagre e detergente para tirar ferrugem não mancha esse piso?
    Estou com várias manchas de ferrugem causadas por lata de tinta. Estou com receio de fazer e manchar mais, pq é polido e bem claro. Me ajudem

  5. Gabriela Nascimento diz:

    Oi, Posso Usar essa dica em roupa colorida?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>