Como tirar manchas do inox

Na semana passada fiz o post aqui sobre a misturinha que tira cheiro de tudo (não viu? clica aqui) e  muita gente me perguntou como tirar manchas de inox.

Acho que todo mundo sabe que o certo é passar o lado amarelo da esponja (o macio – aquele que não risca) com detergente neutro e só. Mas, muitas vezes, a gordura não sai só assim. Aqui, meu problema era principalmente na coifa, onde eu apertava os botões enquanto estava cozinhando.

Então, qual a misturinha milagrosa da vez? É simples: Água + detergente neutro + bicarbonato de sódio.



O bicarbonato de sódio é quase milagroso em tudo que se refere a limpeza, né? Faça uma pastinha com água + detergente neutro + bicarbonato e use o lado amarelo da esponja para passar e ir removendo a gordura. Depois, é só enxaguar com água (de preferência morna) para tirar e usar um pano seco para não deixar aquelas manchas de água.

Aqui nunca precisei fazer outra mistura, mas, se mesmo assim não sair, você pode fazer uma outra tentativa:

Se for um fogão, você pode deixar de molho água morna + amônia. E se for um lugar que não dá para fazer molho? Aí o certo é passar a água morna com amônia, esperar um pouco e depois tirar. Depois me contem se deu certo!

Share Button

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.

Categorias: decoração, DIY; faça você mesmo

67 respostas para Como tirar manchas do inox

  1. Luizinho diz:

    Tenho em meu quarto um espaço de 2,23 x 1,45 para fazer um closet, gostaria de ver um modelo sem sapateiro e sim espaço para gavetas e quadrado para colocar as roupas dobradas.

    • vânia lopes diz:

      meu fogão inox, na parte debaixo do forno ficou meio esbranquiçado porque passei a parte verde da esponja, o que devo fazer pra tirar essa parte esbranquiçado do inox?

  2. Maria Estela diz:

    Manchei o fogão de inox com brilha alumínio, qual das duas receitas poderá me ajudar ??

    • Fabiana diz:

      Eu consegui com a primeira….mas tem q usar a parte verde da esponja….demora mas sai

    • Fabiana diz:

      Eu consegui com a primeira….mas tem q usar a parte verde da esponja….demora mas sai

    • Marina Liz diz:

      Eu manchei o fogão da minha vó, que chegou está semana, manchei com brilho alumínio, e não sei o que faço? Por Favor me ajude, Você conseguiu tirar as manchas do seu?

      • sher diz:

        Eu tbém manchei o meu e resolvi com um produto da Bombril chamado Polibril. Eu passei com o lado verde da esponja,esfreguei e depois poli com pano seco. Tirou as manchas e esta lindo,brilhando.

    • arleth bezerra de melo diz:

      coloquei polidor na parte de inox, o fogao ficou preto o q devo utilizar para limpar?

    • cinthia do nascimento diz:

      Olha sabe o q tira mesmo mancha de limpa aluminio e macha de agua fervente do fogao aquele produto de polir carro uma pasta branca todo mundo conhece deixa no passa no fogao por 20 minutos depois passa um flanela molhada com detergente para retirar e limpe normalmente o fogao fica como veio da loja pode fazer sem medo fiz o meu ficou novinho em folha

  3. Aline Valentim diz:

    Boa tarde,

    Eu tentei tirar a mancha do meu fogão inox com as duas opções indicadas (detergente neutro, água e bicarbonato e depois de não dar certo usei amônia e água morna) as duas não deram certo! A mancha continua! Tenha outra sugestão ? Existe a possibilidade de enviar fotos? Obrigada!

    • Eliana Colvero diz:

      Aline!!! Fiz a pasta da primeira opção e funcionou… repassei a mesma umas duas vezes. Você não pode imaginar o que era a coifa…. e ficou muito boa. Vou passar novamente para uns ajustes. Boa sorte!!! Foi persistência em passar, limpar com um pano e água quente, mas valeu a pena. Vou limpar a parte de baixo da coifa – vou tirar foto do antes e depois. Procure no meu face.

    • Fabiana diz:

      Flor…..eu consegui tirar…deixei a pasta feita por uns minutos e depois esfreguei bem com a parte verde da esponja….demora um pouco mas funciona

    • cinthia do nascimento diz:

      Pasta branca de polir carro ela serve para polir eletrodomesticos tbm ta escrito no rotulo pode passar sem medo tem q ser a branca ok o fogao fica novinho e sai todas as manchas de limpa aluminio o meu saiu todas

  4. Eliana Colvero diz:

    Desesperada com minha coifa de inox escovada. Estava toda manchada, parecia graxa, gordura… já sem esperança de recuperá-la. Estava pensando em troca, minha cozinha foi planejada e tenho os utensílios domésticos em inox. Sua sugestão foi minha última tentativa… tentei de tudo até fazer a pasta de sabão neutro+água+bicarbonato. Passei… ansiosa… precisei repassar porque estava muito manchada. Resolvido o problema. Super aprovada a pastinha. Obrigado pela “paz” que trouxeste a minha cozinha!!!!

  5. Cristiany diz:

    Eu manchei o vidro do meu fogão inox, posso passar essa mistura no vidro?
    Estou desesperado o fogão é novo e consegui mancha-lo.

  6. maira diz:

    gente como faço para tirar a mancha do vidro!! Comprei o fogao esse mes e o vidro esta manchado , ele é de Inox.. Parece que é gordura .. Mas ja tentei de tudo quase…
    Passei o Limpa Vidros, o Bicabornato e nada.. :(

    • vânia lopes diz:

      manchei meu fogão inox na parte baixa,passei a parte verde da esponja e ficou um pouco esbranquiçado. O que faço pra tirar essa mancha?

  7. Edu diz:

    Minha esposa usa lustra móveis para tirar essas manchas no vidro do fogão inox espelhado…tente

  8. vânia lopes diz:

    manchei meu fogão inox na parte baixa,passei a parte verde da esponja.O Que devo fazer pra tirar essa mancha?

  9. Neusa Munhoz de Avila diz:

    Meu fogão inox é novo,meu filho colocou a chaleira pra ferver água e derreteu o cbo da chaleira inox e derramou no fogão(derreteu o cabo) . A chaleira foi pro lixo mas o que eu faco com os resíduos que ficaram no fogão? Por favor não usei nem o forno do fogão ainda. Ficou uma tisna preta. Obrigada

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>