Como lixar móveis

Sempre que vou reformar um móvel ou fazer o PAP, coloco: lixar, lixar, lixar… Quanto mais lixamos, mais bonito fica depois.

Então, como acho que ninguém merece lixar tudo na mão, aí vão as dicas:

1. Usar uma lixadeira (sim, essa é a forma mais fácil). Mas eu sei que nem todo mundo tem uma ferramenta dessas em casa. E claro, elas são muito mais úteis nos lugares planos.

2. Usar ferramentas acopladas à furadeira. Particularmente, gosto dessas da foto. Foi uma dica da minha amiga arquiteta Tatiana Jacon Gebara. Elas facilitam muito o meu trabalho e posso usar em todas as áreas dos móveis. Cada uma com a sua função. É importante tomar muito cuidado para não riscar a madeira.

* Lembre-se: em hipótese alguma, de forma nenhuma, nem sob tortura, coloque força quando estiver com esses brinquedinhos ligados para não riscar sua linda madeira. Tem que ir com jeitinho mesmo!

Depois, é só dar o acabamento com a lixa de mão para a madeira ficar bem lisinha. Para o acabamento, costumo usar a lixa 120. Não, não acabou! Se quiser a madeira mais lisinha ainda, como nova, passe uma demão de selador, espere secar e use uma lixa bem fininha (bem fininha mesmo) para lixar de novo.

Particularmente, gosto de algumas ranhuras, daquela cara de rústico e usado. Então, costumo pular essa etapa e poupar meu trabalho. Depois, é só fazer o que quiser: envernizar, pintar e decorar!

Pergunta: Para pintar, você prefere trincha ou rolinho?
R.: Uso os dois. A trincha e, depois, o rolinho em cima, logo em seguida. Assim, não ficam as marcas da trincha. Sempre finalizado com spray ou com compressor e pistola. O acabamento fica bem melhor. Depois, ainda é bom dar uma mão de spray de verniz (fosco/ brilhante, depende da sua preferência, eu amo os foscos) para sua mão de obra durar muito tempo!

Share Button

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.

30 thoughts on “Como lixar móveis

  1. Oi Liz!
    Gostei muito das dicas de hoje, principalmente porque estou com um armarinho para lixar e depois pintar e ainda não arrumei coragem para começar… Mas vou tentar usar a lixadeira para ajudar no serviço!
    Obrigada pela visitinha no meu cantinho!
    Bjsss e um ótimo domingo!

  2. Muito legal esse post. Tentei usar esse acessório para a lixadeira, mas não deu muito certo na minha cadeira. Talves por não ser retinha…rs! Mas tem que ter paciência, pq a ansiedade de ver o resultado final atrapalha um pouco…rs! Bjos!

  3. Olá!
    Costumo fazer as lixações aqui de casa com uma lixadeira elétrica, sem maiores problemas. Mas, estou com um grande empreitada agora: lixar aqueles arabescos que têm nas portas e nas gavetas do balcão antigo, tipo anos 40 (de 2 metros), bem como aquele detalhe todo entalhado que dá o acabamento na parte de cima dele (é móvel e fica encostado na parede. Teria algum acessório que eu pudesse acoplar na furadeira para lixar esses relevos? Outra coisa, o que uso para cupins? O Jimo não funcionou. Te agradeço se puderes responder.

    1. Olá Denise! O melhor nesse caso é ter bastante paciência e fazer tudo na mão mesmo, para não correr o risco de arranhar a madeira.

      Para cupins, você pode usar querosene (bastante) e enrole o móvel em um saco plástico. Deixe assim por 20 dias. Depois, tire e veja como ficou.

      Abraço!

  4. Oi Liz, qual o nome dessas ferramentas que vc usa acopladas a furadeira para lixar?
    Quero saber o nome para comprar porque pela foto não consegui encontrar os nomes, pesquisei, mas não encontrei! Desde já agradeço se puder responder!

  5. Oi Liz, tenho varios guarda roupas atigos para lixar entao comprei a lixadeira orbital que e uma maravilha…mas tudo vai bem ate chegar nos detalhes! as portas e gavetas tem uns frisos curvos e aquelas flores tipo chipandele que so Jesus!rsrsr Jesus mesmo!como a orbital nao faz esse tipo de acabamento Comprei uma micro retifica pensando de teria alguma especie de escovinha tipo essa que voce colocou na furadeira porem me disseram que e muito abrasiva… essa escovinha e de aço? a que parece uma vassourinha e de qual material? tem nome essas peças ? sabe onde encontrar?

  6. Oi, Liz! Muito boa a postagem, pena que não li antes e arranhei todo meu armário com a lixa. Há um modo de consertar isto? Se puder sugerir algo… Desde já, agradeço.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *