Como lixar móveis

Sempre que vou reformar um móvel ou fazer o PAP, coloco: lixar, lixar, lixar… Quanto mais lixamos, mais bonito fica depois.

Então, como acho que ninguém merece lixar tudo na mão, aí vão as dicas:

1. Usar uma lixadeira (sim, essa é a forma mais fácil). Mas eu sei que nem todo mundo tem uma ferramenta dessas em casa. E claro, elas são muito mais úteis nos lugares planos.

2. Usar ferramentas acopladas à furadeira. Particularmente, gosto dessas da foto. Foi uma dica da minha amiga arquiteta Tatiana Jacon Gebara. Elas facilitam muito o meu trabalho e posso usar em todas as áreas dos móveis. Cada uma com a sua função. É importante tomar muito cuidado para não riscar a madeira.

* Lembre-se: em hipótese alguma, de forma nenhuma, nem sob tortura, coloque força quando estiver com esses brinquedinhos ligados para não riscar sua linda madeira. Tem que ir com jeitinho mesmo!

Depois, é só dar o acabamento com a lixa de mão para a madeira ficar bem lisinha. Para o acabamento, costumo usar a lixa 120. Não, não acabou! Se quiser a madeira mais lisinha ainda, como nova, passe uma demão de selador, espere secar e use uma lixa bem fininha (bem fininha mesmo) para lixar de novo.

Particularmente, gosto de algumas ranhuras, daquela cara de rústico e usado. Então, costumo pular essa etapa e poupar meu trabalho. Depois, é só fazer o que quiser: envernizar, pintar e decorar!

Pergunta: Para pintar, você prefere trincha ou rolinho?
R.: Uso os dois. A trincha e, depois, o rolinho em cima, logo em seguida. Assim, não ficam as marcas da trincha. Sempre finalizado com spray ou com compressor e pistola. O acabamento fica bem melhor. Depois, ainda é bom dar uma mão de spray de verniz (fosco/ brilhante, depende da sua preferência, eu amo os foscos) para sua mão de obra durar muito tempo!

Share Button

Liz é publicitária, empresária e mãe da Maria Eduarda. Ama blog, decoração, viagens, reciclagem e festas. Apaixonada pelo marido e pelo Johnny Boy, o baby de 4 patas.

Categorias: decoração, DIY; faça você mesmo

27 respostas para Como lixar móveis

  1. raquel pedruzzi diz:

    Oi Liz!
    Gostei muito das dicas de hoje, principalmente porque estou com um armarinho para lixar e depois pintar e ainda não arrumei coragem para começar… Mas vou tentar usar a lixadeira para ajudar no serviço!
    Obrigada pela visitinha no meu cantinho!
    Bjsss e um ótimo domingo!

  2. Pink diz:

    Oi guria! tudo bem?
    Encontrei teu blog hj a gostei muitooo.
    VOu ficar de olhoo.
    Um beijoo

  3. Teto Doce diz:

    Ai que sonho esta lixadeira. Meu Deus! Iria lixar até o que não deve por aqui.
    hahahahaha

    beijinhos,

  4. Cris diz:

    Muito legal esse post. Tentei usar esse acessório para a lixadeira, mas não deu muito certo na minha cadeira. Talves por não ser retinha…rs! Mas tem que ter paciência, pq a ansiedade de ver o resultado final atrapalha um pouco…rs! Bjos!

  5. Liz tem muita coisa boa aqui no seu blog. Vou etgr que voltar com mais calama e fuçar tudinho. Já até gravei esse link na minha barra de favoritos!..Bjaum!

  6. DENISE MASCOLO diz:

    Olá!
    Costumo fazer as lixações aqui de casa com uma lixadeira elétrica, sem maiores problemas. Mas, estou com um grande empreitada agora: lixar aqueles arabescos que têm nas portas e nas gavetas do balcão antigo, tipo anos 40 (de 2 metros), bem como aquele detalhe todo entalhado que dá o acabamento na parte de cima dele (é móvel e fica encostado na parede. Teria algum acessório que eu pudesse acoplar na furadeira para lixar esses relevos? Outra coisa, o que uso para cupins? O Jimo não funcionou. Te agradeço se puderes responder.

    • Liz Busch diz:

      Olá Denise! O melhor nesse caso é ter bastante paciência e fazer tudo na mão mesmo, para não correr o risco de arranhar a madeira.

      Para cupins, você pode usar querosene (bastante) e enrole o móvel em um saco plástico. Deixe assim por 20 dias. Depois, tire e veja como ficou.

      Abraço!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>